Vigilância de nuvem de gafanhotos aumenta em função do calor que chega ao RS

​Com temperaturas mais altas que devem chegar ao Rio Grande do Sul, a Seapdr aumenta a vigilância da possível entrada da nuvem de gafanhotos vinda da Argentina

17.07.2020 | 20:59 (UTC -3)
Darlene Silveira

Com as temperaturas mais altas que devem chegar ao Rio Grande do Sul neste sábado (18) e domingo (19), fiscais agropecuários da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) de municípios da fronteira oeste e noroeste do Estado aumentam a vigilância sobre a possível entrada da nuvem de gafanhotos vinda da Argentina. “Com essa condição climática, precisamos estar preparados”, alerta o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr, Ricardo Felicetti.

O engenheiro agrônomo destaca a preocupação com a nuvem de gafanhotos que está em Corrientes, na Argentina, a 130 quilômetros do município gaúcho de Barra do Quaraí. “Com a elevação das temperaturas neste final de semana, estamos apreensivos, mas preparados para o caso de uma eventual ocorrência da praga em território gaúcho. Temos um plano operacional de emergência”.

Segundo ele, houve reunião para tratar de questões operacionais nesse sentido nesta sexta-feira (17) com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Ibama, da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam). “Falamos também sobre a questão dos recursos emergenciais para trabalhar a supressão dos surtos de gafanhotos”.

Felicetti informa que os produtores rurais devem ficar atentos aos possíveis surtos dos insetos e comunicar sua presença imediatamente à inspetoria de defesa agropecuária da Seapdr, ou ao escritório municipal da Emater/RS-Ascar mais próximo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024