Vinhos de colheita de inverno abrem novos horizontes

Nova edição do Informe Agropecuário destaca tecnologias que têm modificado o cenário vitícola nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil

09.02.2021 | 20:59 (UTC -3)
Mariana Vilela Penaforte de Assis

A mudança do período de colheita do verão chuvoso para o inverno seco, por meio do manejo da dupla poda, técnica validada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), possibilitou a obtenção de uvas com melhores índices de maturação e sanidade, incrementando a qualidade dos vinhos finos de colheita de inverno na região sudeste do Brasil.

Esta inovação e diversos resultados de pesquisa em vitivinicultura estão na nova edição da Revista Informe Agropecuário Vinhos de colheita de inverno, que também faz uma avaliação sobre os desafios destes vinhos no contexto do mercado atual. A notoriedade desses vinhos, reforçada pelos prêmios nacionais e internacionais, tem estimulado novos empreendimentos vitícolas, inclusive na região central do Brasil, ainda não explorada pela vitivinicultura. A colheita de inverno tem contribuído para mudar o cenário nacional de produção de vinhos finos, inserindo as regiões Sudeste e Centro-Oeste em uma nova fronteira vitícola.

O Informe Agropecuário Vinhos de colheita de inverno reúne informações técnicas relevantes, obtidas durante 20 anos de pesquisa com o manejo da dupla poda e destaca: panorama atual dos vinhedos, implantação e condução dos parreirais, avaliação de porta-enxertos e cultivares, controle de maturação e vinificação, viticultura de precisão, informações sobre terroir e orientações para obtenção de Indicações Geográficas.

O Informe Agropecuário Vinhos de colheita de inverno teve a coordenação das pesquisadoras Renata Vieira da Mota e Claudia Rita de Souza.

Mais informações:

EPAMIG – Departamento de Informação Tecnológica

Telefax: (31) 3489-5002

e-mail: publicacao@epamig.br

Páginas: 104

Preço: R$15,00

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024