Visita de professor chinês abre perspectivas de parcerias para a Embrapa

O professor chinês conheceu as linhas temáticas de pesquisa da Embrapa Solos

16.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Fernando Gregio ​

A Embrapa Solos (RJ) recebeu na quarta-feira (10/4) a visita do professor Hui Lin, diretor do Instituto de Ciência da Informação Espacial e Terrestre da Chinese University of Hong Kong (CUHK). Ele foi recebido pela supervisora de articulação internacional da Unidade, Margareth Simões, e pelo pesquisador Pedro Freitas. 

O professor chinês conheceu as linhas temáticas de pesquisa da Unidade, em especial os trabalhos em agricultura de baixa emissão de carbono, geomática, sensoriamento remoto e sistemas integrados de produção. “Explicamos ao professor as metas do Brasil em relação à diminuição das áreas de pastagens degradadas e ao aumento das práticas sustentáveis na agricultura, dos sistemas integrados de produção e das áreas de plantio direto”, disse Margareth. Ele conheceu também, em linhas gerais, as pesquisas com Pedotransfer, Digital Soil Map, manejo e conservação do solo e intensificação sustentável da agricultura, além do Programa Nacional de Solos do Brasil (PronaSolos). 

Hui assumirá em breve a reitoria da Jiang Normal University, que tem foco no intercâmbio científico com universidades internacionais, entre profissionais e estudantes, especialmente nas áreas de geografia, meio ambiente, geomática e indústria 4.0. “O professor Hui Lin convidou nossos pesquisadores a atuar naquela instituição como cientistas visitantes, para iniciar um trabalho em conjunto com a Embrapa”, informou Margareth. 

O professor também demonstrou a intenção de participar como parceiro da construção de um projeto que será submetido no âmbito dos BRICs, numa parceria entre Brasil, China, África do Sul e Rússia, com foco em estudos sobre a degradação dos solos. A Embrapa Solos está coordenando a iniciativa no Brasil.

 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024