Visita técnica à Espanha contempla polos de cultivo protegido de hortaliças

​Conhecer experiências bem-sucedidas em outros países é um dos principais motivos da visita

21.02.2017 | 20:59 (UTC -3)
Anelise Macedo

Conhecer experiências bem-sucedidas em outros países, detentores de tecnologias que ainda fazem parte de algumas de nossas vulnerabilidades, a exemplo do cultivo protegido, tem sido objeto de iniciativas coordenadas pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF). Esse é o caso da visita técnica à Espanha, que acontece no período de 12 a 16 de junho próximo, com a participação de profissionais envolvidos na área de produção de hortaliças – produtores, extensionistas, pesquisadores, professores, estudantes e empresários que atuam nessa cadeia produtiva.

As localidades de Murcia e Almeria, províncias localizadas no sul da Espanha, e principais polos de produção de hortaliças em cultivo protegido, serão as vitrines que vão oferecer aos participantes da visita a oportunidade de conhecer os avanços tecnológicos nessa área. “A visita tem o objetivo de possibilitar o encontro dos visitantes do Brasil com o universo dessa forma de produção de maneira mais eficiente, traduzida por mais produtividade, alcançada em pequenas áreas”, explica o pesquisador e chefe-geral Warley Nascimento, idealizador e coordenador da programação das atividades.

Segundo ele, que vem sendo demandado para informar e dirimir dúvidas a respeito da visita técnica à Espanha, as presidências da Emater-DF e do Sebrae-DF já se manifestaram bastante favoráveis à participação de seus profissionais nessa viagem do conhecimento. “A ideia é estimular a participação de profissionais que já atuem como multiplicadores, a exemplo dos técnicos da Extensão Rural e do Sebrae, que possam repassar a experiência vivenciada e dessa forma replicar a tecnologia”.

Na opinião do pesquisador, o Brasil ainda tem muito a avançar no uso do cultivo protegido, notadamente na parte da automatização, então “o caminho é investir na prospecção, identificando os nichos que possam nos levar ao conhecimento tecnológico acerca de novas forma de produção”.

Maiores informações no endereço www.embrapa.br/hortalicas/visita-tecnica-espanha


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024