Visita técnica sobre grãos reune 300 participantes em Alagoas

Visita foi promovida pela Embrapa Tabuleiros Costeiros e Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura de Alagoas (Seagri-AL)

02.10.2018 | 20:59 (UTC -3)
Ivan Marinovic Brscan ​

Em Alagoas, cerca de 300 participantes se reuniram no município de Anadia, dia 26 de setembro, para visita técnica sobre a cultura do milho na região dos tabuleiros costeiros de Alagoas.

Promovida pela Embrapa Tabuleiros Costeiros e Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura de Alagoas (Seagri-AL), produtores rurais, empresários do setor sucroenergético, técnicos e autoridades puderam constatar o potencial da cultura do milho para a região.

De acordo com Hibernon Cavalcante, superintendente de desenvolvimento agropecuário da Seagri-AL e coordenador da Comissão Estadual de grãos, nesta unidade demonstrativa, neste ano, os graõs de milho e soja foram plantados separados em áreas onde se plantava cana-de-açúcar. "Esperamos que no ano que vem, possamos mostrar integração lavoura-pecuária (ILP). Pretendemos plantar milho, soja e braquiária, em rotação de cultura, de acordo com a recomendação da Embrapa", disse ele. "Uma safra de soja e uma safra de boi", complementou.

O estado de Alagoas consome em torno de 1 milhão de toneladas de grãos, especialmente milho e soja, sendo que 95% desse consumo é oriundo da região centro-sul e Sergipe.  

Uma séria crise atingiu o o setor sucroalcoleiro, principal atividade agrícola regional. O encerramento de atividades de várias unidades fabris fez com que os produtores procurassem alternativas para substituição da cana de açúcar. O Governo do estado de Alagoas, portanto, lançou um programa de incentivo à cultura de grãos no estado de Alagoas e a Embrapa, como parceira e membro do comitê gestor do programa, assumiu alguns compromissos inicias, tais como, dias de campo e pesquisas com milho e soja. 

"Assim, foram implementadas três grandes unidades demonstrativas onde todo o custo foi rateado pelas empresas de insumos, maquinas e equipamentos. As unidades foram compostas das 25 principais variedades de milho disponibilizadas no mercado local, totalizando uma área de 1,5 ha", disse o coordenador do evento, Paulo Albuquerque Silva.    


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024