Viticultores são capacitados no PAS – Uva para Processamento

Vinícolas e produtores receberão as declarações de implantação do Programa Alimentos Seguros – Uva para Processamento

03.12.2018 | 21:59 (UTC -3)

Dez vinícolas e 171 produtores rurais gaúchos receberão na próxima terça-feira (4) as declarações de implantação do Programa Alimentos Seguros (PAS) – Uva para Processamento. Os participantes foram capacitados nos módulos de Boas Práticas Agrícolas (BPA) e de Elaboração (BPE) no ciclo 2017-2018. A entrega dos documentos ocorrerá durante o 1º Seminário do PAS – Uva para Processamento, na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS).

Desde a implantação das primeiras turmas de BPA e BPE, em 2013, mais de 800 viticultores e 100 empresas foram capacitadas no Rio Grande do Sul. Atualmente, no ciclo 2018-2019, mais de 200 viticultores gaúchos estão participando do programa.

De acordo com Alexandre Hoffmann, pesquisador da Embrapa “um princípio básico das boas práticas é que elas devem estar baseadas no melhor conhecimento disponível, alinhado à segurança do alimento, incorporando aos sistemas de produção as tecnologias capazes de minimizar os riscos à saúde do consumidor. E isso depende de ciência, pesquisa, desenvolvimento e tecnologia”, afirma. Hoffmann foi um dos pioneiros a apoiar o atendimento a demandas das cadeias produtivas e dos governos na análise de risco, na prevenção de entrada de novas pragas e doenças e em estudos de base capazes de evitar que alimentos sem a devida segurança cheguem à mesa dos consumidores.

“O PAS foi criado para atender demandas exigidas pela legislação, reduzir os riscos de contaminação de produto, do trabalhador e do meio ambiente e implantar rastreabilidade”, explica Janine Basso Lisbôa, coordenadora do projeto gerenciado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), com execução do Senar/RS e Sebrae/RS.

Seminário promove troca de experiências

A união de esforços do Ibravin, Sebrae, Senar, Senai e Embrapa Uva e Vinho viabilizará a realização do 1º Seminário do Programa Alimentos Seguros (PAS) – Uva para Processamento.  O encontro ocorre na próxima terça-feira (4), das 13h30min às 17h, na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, e é aberto ao público. As inscrições gratuitas devem ser feitas até segunda-feira (3), pelo e-mail rudimar@ibravin.org.br .

Serão promovidas três palestras, além da entrega das declarações de implantação dos módulos BPA e BPE do PAS – Uva para Processamento. As explanações serão abertas pelo executivo José Eduardo Brandão Costa, da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que apresentará um panorama sobre a redução de resíduos e rastreabilidade na fruticultura. A legislação referente ao uso de agrotóxicos será abordada pelo engenheiro agrônomo Rafael Friedrich de Lima (Seapi/RS) e as normas da produção integrada por Marcus Vinicius de Miranda Martins (Depros/SMC e Mapa).

SERVIÇO 

1º Seminário do PAS – Uva para Processamento

Quando: 4 de dezembro (terça-feira), das 13h30min às 17h

Onde:  Embrapa Uva e Vinho (Rua Livramento, 515 - bairro Conceição), em Bento Gonçalves (RS)

Inscrições: gratuitas, pelo e-mail rudimar@ibravin.org.br 

PROGRAMAÇÃO

13h30min – Abertura

14h – “Panorama sobre Redução de Resíduos e Rastreabilidade na Fruticultura”

Palestrante: José Eduardo Brandão Costa, diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

14h45min – “Obrigações legais do produtor rural em relação aos agrotóxicos”    Palestrante: Rafael Friedrich de Lima,  engenheiro agrônomo, fiscal estadual agropecuário e chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários do Departamento da Defesa Agropecuária da Secretaria Agricultura Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi/RS)

15h30min – “Normas da Produção Integrada”                 Palestrante: Marcus Vinicius de Miranda Martins, coordenador do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e da Produção Sustentável (Depros/SMC) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa)

16h – Entrega de certificados e declarações de implantação do PAS - Uva para Processamento para produtores e vinícolas do ciclo de capacitação 2017-2018

16h30min – Coquetel de encerramento

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024