Vogue e IICA inauguram no Brasil exposição sobre Mulheres Rurais

A mostra apresenta imagens e histórias de mulheres rurais da Argentina, Jamaica, Guatemala e do Brasil

10.12.2018 | 21:59 (UTC -3)
Carolina Fleury

A Vogue Brasil percorreu diversos países da América, como Guatemala, Jamaica, Argentina e Brasil, ao longo de 16 dias, para uma história que retrata a vida de mulheres que vivem da terra, semeando uma sociedade mais justa.

Nesta jornada de 2.500 quilômetros de estradas, realizada em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a revista registrou, além de depoimentos sobre suas vidas, também os figurinos dessas trabalhadoras, repletos de significados.

As imagens foram publicadas na edição de outubro da Vogue, em uma matéria exclusiva, e também fizeram parte de exposições na Costa Rica e Argentina. Neste mês, com apoio da Corteva Agriscience, a exposição desembarca em São Paulo, na Galeria BG27, e pela primeira vez, as imagens, clicadas por Cecília Duarte, estarão à venda. A fotógrafa está concorrendo também à premiação The Guardian, pela categoria Foto do Ano.

São 27 quadros diferentes, que terão 100% de suas vendas revertidas para projetos sociais que participaram do projeto IICA-Vogue. Neles estão retratadas mulheres como Empress Thandi Williams-Wise, agricultora e diretora do Rasta Wellness Center, e Madaglena Coyote, artesã, agricultora e filantropa.

De acordo com Jorge Werthein, Assessor Especial do Diretor-Geral do IICA, Manuel Otero, a exposição procura "sensibilizar a sociedade civil e os meios de comunicação massivos para a abordagem de uma temática importante para a necessária transformação da realidade". CEO das Edições Globo/Condé Nast, Daniela Falcão, responsável pela Vogue Brasil, expressa o desejo de que as imagens “despertem um brilho no olhar dos espectadores e gere uma motivação extra para dirigir a atenção cada vez mais para estas mulheres, para as suas causas e para a sua força”.

A mostra, intitulada “Terra, substantivo feminino”, tem curadoria de Nô Mello, editor de Cultura da Vogue Brasil, de Mariana Abreu Sodré, autora da reportagem da Vogue, e da própria fotógrafa, Cecília Duarte, e será inaugurada na BG27 no dia 12 de dezembro, quarta-feira, com um evento para convidados, e fica exposta até o dia 21.


Informações sobre a exposição

Galeria BG27 - R. Francisco Leitão, 265 - Pinheiros, São Paulo

De 13 a 21 de dezembro de 2018

Horário de visitação: De segunda a sexta, das 10h às 19h

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024