Volume exportado de arroz em maio é o maior dos últimos 17 meses

Foram embarcadas 253,2 mil toneladas (base casca), com aumento de 73% em relação a abril, quando totalizaram 146,5 mil t

12.06.2020 | 20:59 (UTC -3)
Abiarroz

As exportações brasileiras de arroz tiveram crescimento expressivo em maio deste ano. Foram embarcadas 253,2 mil toneladas (base casca), com aumento de 73% em relação a abril, quando totalizaram 146,5 mil t, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e o Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do Rio Grande do Sul (Sindarroz-RS). O volume embarcado em maio foi o maior dos últimos 17 meses.

Ainda conforme a Abiarroz e o Sindarroz-RS, com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, os embarques do cereal também cresceram de forma significativa no mês passado na comparação com maio de 2019, quando o volume vendido para o mercado internacional foi de 139,3 mil t.

Em maio deste ano, o país importou 55,8 mil toneladas. Com isso, o superávit do setor em volume foi de 197,4 mil toneladas.

Os principais compradores do arroz brasileiro no mês passado foram Venezuela, Montenegro, Turquia, Costa Rica, Peru, Cuba e África do Sul.

Segundo o diretor-executivo do Sindarroz-RS, Tiago Sarmento Barata, “o aumento significativo nas exportações, com o consequente incremento do superávit, é resultado da boa competitividade do cereal devido à valorização cambial, aliada ao reconhecimento internacional da qualidade arroz brasileiro.”

“O trabalho de quase oito anos da Abiarroz na promoção internacional da imagem do arroz brasileiro como produto de qualidade está colhendo os frutos num momento de convergência de conjunturas favoráveis, como a alta demanda provocada pela pandemia da Covid-19, a valorização cambial e a disponibilidade de produto", acrescenta Gustavo Ludwig, gerente do Brazilian Rice, projeto de promoção global do produto desenvolvido pela Abiarroz em parceria com a Apex-Brasil.

Primeiro trimestre

No primeiro trimestre do ano comercial (março/abril/maio), as exportações de arroz (base casca) totalizaram 483,2 mil t, contra importações de 244 mil t. Com isso, o saldo no período foi de 239 mil toneladas.

“O superávit do primeiro trimestre superou em 56,6 mil toneladas o registrado em igual período do ano passado”, pontua o diretor-executivo do Sindarroz-RS. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024