Workshop demonstra aplicações de espectroscopia NIR e quimiometria em análise de solos

Evento acontece em Campo Mourão (PR)

21.09.2018 | 20:59 (UTC -3)
Carlos Dias​

No dia 05 de outubro (quarta), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Campo Mourão vai receber a segunda edição do workshop de aplicação de espectroscopia NIR e quimiometria em análise de solos, realizado pela instituição de ensino em parceria com a Embrapa.

Os principais pontos do evento serão apresentar as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa nessa área, colocar estudantes e pesquisadores em contato com os parceiros e identificar oportunidades junto ao setor produtivo do agronegócio da região.

Primeiro encontro

A primeira edição do evento aconteceu na Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) em dezembro de 2014, com nove palestrantes, pesquisadores da UFMG, UTFPR, Embrapa e Unicamp, e 45 inscritos. “O objetivo era avaliar o estado da arte das duas técnicas e seu potencial no desenvolvimento de métodos inovadores de análise de solo e outras commodities agrícolas”, conta o cientista da Embrapa Solos, André Marcelo de Souza, organizador do evento. “Naquela época ainda não se falava com tanta frequência e ênfase na revolução digital que a indústria 4.0 promove na cadeia produtiva agrícola, e os links entre métodos espectroscópicos de análise, inteligência artificial e digitalização da agricultura não eram tão óbvios”, relembra André.

O encontro de 2014 reuniu químicos analíticos entusiasmados com a possibilidade de ver seus campos de estudo, espectroscopia e quimiometria, contribuindo ativamente para uma revolução tecnológica na agricultura. “Para se ter uma ideia, o projeto SpecSolo ainda nem existia, e faltavam apenas algumas semanas para minha defesa de doutorado”, conta André.

Campo Mourão 2018

Hoje, o cenário é completamente diferente: tecnologias disruptivas que empregam os fundamentos teóricos e práticos da espectroscopia e da quimiometria já são realidade na Embrapa, com o estabelecimento de parcerias público-privadas de sucesso.

“Agora, queremos ampliar nosso espectro de atuação desenvolvendo novas tecnologias e variadas aplicações, prospectando novos parceiros e influenciando pessoas”, diz o cientista.

Na segunda edição do workshop, a tecnologia SpecSolo será apresentada a estudantes, pesquisadores e profissionais da região de Campo Mourão, que abriga importantes cooperativas agrícolas e agroindústrias.

Segundo o professor da UTFPR, Paulo Henrique Março, que esteve na primeira edição e organiza a segunda, essa será uma contribuição para o programa de pós graduação e uma excelente oportunidade para interação com as empresas da região de Campo Mourão, na busca de soluções tecnológicas inovadoras que promovam aumento de produtividade de forma sustentável e efetiva.

Paulo Henrique afirma que existem inúmeras possibilidades que podem ser exploradas em conjunto com os parceiros da Embrapa e SpecLab visando otimização de processos, controle de qualidade e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos empregando química analítica avançada e inteligência artificial.

Serviço:

Data: 05 de outubro de 2018 (quarta)

Local: Auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão, Via Rosalina Maria dos Santos, 1233 - Campo Mourão (PR)

Programação

19h - Palestra de abertura - Wyrllen Everson de Souza (Coordenador do Programa de Pós-graduação em Inovações Tecnológicas da UTFPR)

19h15 - SpecSolo: tecnologia inovadora em análise de fertilidade do solo - André Marcelo de Souza (Embrapa Solos)

20h - Quantificação de nitrogênio em soja por Infravermelho Próximo: análises rápidas e não destrutivas em rotinas de larga escala - Paulo Henrique Março (UTFPR)

20h45 - Exposição do SpecSolo-Scan - Coffee Break

21h15 - SpecLab - Soluções análiticas inovadoras - Thiago Parducci Camargo (SpecLab)

Inscrições: A inscrição é gratuita, com vagas limitadas. A pré-inscrição deve ser feita até o dia 01/10/18 enviando e-mail para andremarcelo.souza@embrapa.br

Instituições parceiras: Embrapa, UTFPR e SpecLab


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024