Workshop em Sinop reúne pesquisa, empresas, consultores e produtores para discutir uso de fertilizantes

​Começa nesta quarta-feira, dia 16, no Sindicato Rural de Sinop (MT) o III Workshop de Fertilizantes

14.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Gabriel Faria

Começa nesta quarta-feira, dia 16, no Sindicato Rural de Sinop (MT) o III Workshop de Fertilizantes. O evento é promovido pela parceria entre Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Embrapa Agrossilvipastoril e reunirá pesquisadores, empresas, consultores e produtores em torno de discussões sobre as melhores práticas de adubação das lavouras.

Com o tema uso eficiente de fertilizantes em sistemas integrados de produção, essa terceira edição do evento bianual e a primeira realizada em Mato Grosso. O estado é o maior produtor de soja, milho e algodão do país e o segundo com maior área com sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

A programação do Workshop terá palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos, um espaço para apresentação de ideias criativas relacionadas à fertilização de lavouras e um dia de campo.

De acordo com um dos coordenadores do evento, Edson Mattiello, o Workshop é uma oportunidade de reunir toda a cadeia em torno dos fertilizantes para que possam discutir as demandas, as soluções já disponíveis, e as experiências que deram certo para solucionar desafios encontrados no campo.

Programação

Na quarta-feira a abertura será às 9h30, mas desde às 8h serão feitas novas inscrições e o credenciamento dos participantes inscritos previamente.

Nesse primeiro dia a programação será voltada para a pesquisa, com palestras sobre tecnologias para fertilizantes nitrogenados, análises de fertilizantes e fiscalização, manejo de fertilizantes fosfatados para altas produtividades de soja e milho, manejo de adubação fosfatada em solos de Cerrado e recomendação de fósforo em solos com fertilidade construída. Ao fim do dia haverá um espaço para debate e troca de experiências.

Na quinta-feira a programação será dividida. Durante a manhã será o espaço empresas, com palestras das patrocinadoras do evento apresentando informações técnicas sobre seus produtos e serviços.

Após o almoço será o espaço produção, com palestras sobre processo para produção de fertilizantes minerais e organominerais com a utilização de rochas brasileiras, remoção de nutrientes pela cultura da soja em sistemas exclusivos e integrados e balanço de nutrientes em sistemas de produção.

Ao fim da programação em auditório, haverá o espaço inovação, no qual qualquer participante do evento poderá ter 15 minutos para apresentar uma ideia inovadora que vem adotando relacionada ao uso de fertilizantes e que vem dando resultados positivos.

Entre os palestrantes estão pesquisadores e professores da UFV, UFMT, Embrapa, Fundação MT, Instituto Tecnológico Vale, Anda e Instituto Internacional de Nutrição de Plantas.

Dia de campo

A programação do Workshop será encerrada na sexta-feira com um dia de campo na vitrine tecnológica da Embrapa Agrossilvipastoril. Serão três estações, que abordarão a ILPF, a dinâmica e distribuição de nutrientes no solo e a pecuária integrada.

Confira a programação completa do evento em http://gefert.com.br/evento.

Inscrições

As inscrições para o III Workshop de Fertilizantes podem ser feitas pelo site do evento (http://gefert.com.br/evento) ou presencialmente na quarta-feira, a partir de 8h, no Sindicato Rural de Sinop. O valor desse segundo lote é de R$ 200 para estudantes e produtores e de R$ 250 para pesquisadores e profissionais ligados ao setor agropecuário.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024