​Workshop pretende propor criação de grupo para incentivar o uso de defensivo biológico na agricultura brasileira

Evento está agendado para dia 17 de maio, em Brasília, e contará com a presença dos maiores especialistas em controle biológico

11.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Noemi Oliveira

O Workshop Agrobrasília sobre Controle Biológica de Pragas e Doenças nas Culturas, que será promovido no próximo dia 17, durante a Agrobrasília 2017 – Feira Internacional dos Cerrados, no Distrito Federal, terá como um dos objetivos a criação do “Grupo Controle Biológico” para estimular a difusão do uso de biodefensivos entre os produtores brasileiros. O evento reunirá os maiores especialistas no assunto e é organizado pela ABC Bio – Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico e pela APDC – Associação de Plantio Direto no Cerrado.

Para os organizadores do evento, a criação desse grupo para estimular o uso de biológicos tende a repetir o sucesso de uma iniciativa promovida, nos anos de 1990, por técnicos, produtores e empresas para incentivar o uso do plantio direto em várias regiões do país. O resultado dessa ação, que previa a promoção de oito eventos anuais para disseminar a técnica do plantio direto, fez do Brasil um dos líderes nessa modalidade, que tem forte impacto no desenvolvimento de uma agricultura sustentável. A criação do grupo deve reforçar a posição brasileira de um dos maiores mercados mundiais de biodefensivos.

Além disso, o workshop também tem como objetivos: trocar experiencias entre produtores e técnicos, conhecer melhor os gargalos do segmento e disseminar as práticas do Manejo Integrado de Pragas. O encontro coincide com um momento bastante promissor da área de controle biológico no País, pois ela vem experimentando um grande avanço nos últimos cinco anos. Tal movimentação positiva envolve tanto a pesquisa no âmbito privado, quanto no público e tem sido marcada por produtos confiáveis sendo colocados à disposição dos produtores agrícolas, sejam aqueles fabricados por empresas nacionais ou estrangeiras.

Outro grande impulsionador do mercado de defensivo biológico é uma maior conscientização e também pressão dos consumidores, cada vez mais interessados em consumir alimentos com baixa carga de resíduo químico. Nesse particular, a indústria brasileira desse tipo de insumo detém uma tecnologia que pode ser considerada de ponta em termos mundiais. Além disso, o produtor brasileiro tem se tornado cada vez mais consciente sobre as vantagens ambientais e também para sua segurança do uso de defensivos biológicos.

Apesar de todos esses pontos positivos, que serão debatidos no evento, técnicos e também os organizadores do Worskshop defendem ações e iniciativas que estimulem os produtores, técnicos, gerentes e trabalhadores do agronegócio a adotarem o controle biológico em suas atividades.

Serviço:

Workshop sobre Controles Biológicos de Pragas e Doenças nas Culturas

Data: 17 de maio (quarta-feira)

Horário: das 9hs às 17hs

Local: Centro de Exposições AGROBRASILIA – BR 251 KM 5 – Sentido Brasília – Unaí-MG

Organização: ABC Bio – Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico e APDC -Associação de Plantio Direto no Cerrado

Apoio: FEBRAPDP – Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, Agrobrasília, APROSOJA-GO e Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF)

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024