Workshop sobre a doença ‘Podridão Olho de boi’ das maçãs confirma: é necessário mais pesquisa!

A podridão ‘olho de boi’ (POB), também conhecida como Pezícula, é uma das principais doenças da cultura da macieira no Sul do Brasil.

10.09.2018 | 20:59 (UTC -3)
M. Francisca Canovas de Moura

Segundo estimativas do setor, a doença é responsável por perdas de até 20% no período final da armazenagem dos frutos, o que pode representar de 50 a 70 mil toneladas de maçãs por safra. Desde 1999, quando foi identificada no Brasil, as instituições de pesquisa e ensino começaram a pesquisar as características do patógeno causador da podridão (Cryptosporiopsis perennans), a epidemiologia e a definição de táticas de manejo da doença. Buscando apoiar o setor produtivo no seu controle, a Embrapa Uva e Vinho, a Agapomi e a Proterra Engenharia Agronômica promoveram, no dia 23 de agosto, o I Workshop sobre a Podridão Olho de Boi das Maçãs, na Câmara de Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços de Vacaria (CIC Vacaria), RS.

Segundo a pesquisadora Rosa Valdebenito Sanhueza, uma das coordenadoras do evento, no encontro sobre a podridão Olho de Boi, palestrantes apresentaram o conjunto das informações obtidas nesses 18 anos de estudos, buscando orientar técnicos e produtores de maçãs, desde as fases de produção à pós-colheita. “A principal dificuldade para o manejo da doença, que também causa morte nos esporões das macieiras, reside no fato do patógeno estar presente nos ramos e gemas durante todo o ciclo da cultura e também nos frutos, independentemente das aplicações de fungicidas”, complementa a especialista.

Após o evento, os pesquisadores chegaram à conclusão  de que a maior parte das pesquisas foram feitas até 2008 e que falta pesquisa básica e aplicada para melhorar o controle. Conforme Rosa Valdebenito, "Se utilizarmos para a pesquisa 0,5% do valor equivalente ao que o setor perde anualmente, teremos mais informações e contribuições para repassaraos produtores. Pelo impacto levantado, esta doença é a maior responsável pelos problemas na pomicultura".

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024