Workshop TecNufarm discute soluções integradas para lavouras de grãos da Bahia

Evento da australiana Nufarm abordou portfólio para manejo de pragas e plantas invasoras nas culturas da soja, algodão e milho

03.06.2019 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

A empresa australiana Nufarm promoveu no mês de maio último o 2º Workshop TecNufarm - Bahia. A companhia reuniu, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, um grupo de pesquisadores, consultores e influenciadores das principais cadeias produtivas da região. O encontro tratou de soluções tecnológicas que têm por objetivo auxiliar produtores a otimizar os resultados de lavouras de grãos.

Durante o encontro, a equipe técnica da Nufarm apresentou informações colhidas a campo, nas últimas safras, que respaldam o desempenho dos inseticidas Carnadine e Epingle; dos herbicidas Crucial e ZethaMaxx, dos acaricidas Smite e Abamex e dos condicionadores de colheita do algodoeiro CottonQuick e Punto.

Lançados recentemente, Carnadine e Epingle são empregados no controle da mosca-branca e de percevejos. Já Crucial e ZethaMaxx agem sobre as principais invasoras das culturas de grãos, enquanto Smite e Abamex tornaram-se reconhecidos pela ação efetiva no manejo de ácaros. No algodoeiro, diz a Nufarm, CottonQuick e Punto promovem a abertura de frutos e a ‘desfolhação’ para operações de colheita.

O evento foi marcado ainda pelas apresentações dos pesquisadores Gustavo Pazetti, Marco Tamai e Robinson Osipe. Pazetti, da UniRV – Universidade de Rio Verde (GO) – fez palestra com o tema Ecofisiologia do Algodoeiro: Maturação e Desfolha. Tamai, da Universidade do Estado da Bahia (UENB) e Osipe, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), falaram sobre manejo de pragas e plantas daninhas, respectivamente.

“Os Workshops TecNufarm foram concebidos para promover a integração entre nossa empresa e a pesquisa científica. O objetivo final desses eventos sempre será estender ao campo as melhores práticas e soluções de manejo atreladas ao portfólio da Nufarm, de maneira que o agricultor amplie sua competitividade e sua rentabilidade”, resume o diretor executivo de marketing da Nufarm, Fernando Manzeppi”.

“A Nufarm promoveu um evento com alto nível técnico para troca de informações e houve ampla interação entre os participantes”, acrescenta Germiliano Júnior, coordenador de Trade Marketing da Nufarm.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024