Yara divulga vencedores do Concurso NossoCafé

Os cafés mais especiais do Brasil são do Sudoeste de Minas Gerais, Norte do Paraná e Cerrado Mineiro

31.10.2017 | 21:59 (UTC -3)
Lenita Sampaio Aquilino

Produtores das regiões de Piumhi (MG) e de Mandaguari (PR) foram eleitos vencedores da edição 2017 do Concurso NossoCafé, promovido pela Yara para incentivar a produção de cafés especiais no Brasil. A cerimônia que anunciou os campeões ocorreu na noite da última quinta-feira (26), durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG), e contou com uma palestra sobre o concurso, intitulada "NossoCafé Yara: a plataforma para cafés campeões", ministrada por Alfredo Kober, diretor Comercial da Yara Brasil.

Durante a abertura do evento, Thiago Reis, especialista Agronômico da Yara, enfatizou o concurso como "parte importante da estratégia focada na multiplicação de boas práticas para endereçar as necessidades do produtor". Também foram eleitos em segundo lugar das duas categorias produtores de Rio Paranaíba e Campos Altos, em Minas Gerais.

A SIC é hoje um dos principais espaços para a promoção do café no Brasil e tem como foco desenvolver e divulgar os cafés nacionais para o mercado interno e para países compradores. "A presença da Plataforma NossoCafé na SIC reforça o posicionamento de liderança em boas práticas para a produção de cafés especiais que a Yara traz aos produtores brasileiros visando agregação de valor, potencializando desde a produção até a comercialização dos grãos", explica João Moraes, gerente Global de Café da Yara. O evento contou com a presença de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.

"A Yara tem como pilar o incentivo à agricultura nacional, ajudando o País na missão de alimentar o mundo. Com a cultura do café não é diferente. O mercado brasileiro é o maior produtor, exportador e 2º maior consumidor do grão. Com este concurso, queremos aumentar a rentabilidade do produtor brasileiro de cafés especiais, cujo consumo cresce 10 a 15% ao ano", disse Moraes.

O executivo também destaca a importância da nutrição adequada para um bom rendimento da cultura. "A escolha correta dos fertilizantes e a aplicação nos momentos adequados é fundamental para o desempenho da lavoura. Este é o propósito da Yara, levar soluções e orientações agronômicas para que o produtor obtenha um café bem nutrido, com alta produtividade e com a melhor qualidade que a variedade do produtor possa alcançar no ambiente instalado", complementa.

Segundo o Professor José Marcos Angélico de Mendonça, do IF Muzambinho, a Yara quebrou paradigmas com a realização do 1º Concurso Yara NossoCafé contando com um evento completo com palestras e degustação dos cinco lotes finalistas de cada categoria. 

Na categoria cereja descascado, Wander da Silva Guerra, de Piumhi (MG), foi o vencedor, enquanto Enivaldo Marinho Pereira, de Rio Paranaíba (MG), ficou em segundo lugar. Já o cafeicultor Wagner Rosseto, de Mandaguari (PR), foi o ganhador da categoria café natural, enquanto Marcelo Assis Nogueira, de Campos Altos (MG), foi eleito em segundo lugar.

Com o anúncio do resultado do concurso, os vencedores de cada categoria terão seus lotes comprados pelo dobro da cotação da bolsa de Nova Iorque, além de ganharem uma viagem para conhecer o cultivo de café especial na Colômbia; já os segundos colocados receberão, por seu lote, um valor 75% maior que a mesma cotação do dia. Além disso, os vencedores de cada categoria, Wagner Rosseto e Wander da Silva Guerra receberam uma premiação adicional da Yara, que inclui a visita à Specialty Coffee Expo, maior feira de café do mundo, a ser realizada em abril de 2018, em Seattle, nos Estados Unidos. Na ocasião, os produtores brasileiros se juntarão aos campeões do mesmo concurso promovido pela Yara na Colômbia e no México.

Por fim, os lotes de café adquiridos pela Yara Brasil com valores acima dos praticados no mercado e terão seus cafés torrados e embalados com suas informações e do produto para distribuição em unidades da empresa no Brasil e na Noruega.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024