Yara lança na Hortitec solução nutricional específica para hortifruti e o solo brasileiro

Companhia também marca presença com programas personalizados para cada cultura de HFF

19.06.2019 | 20:59 (UTC -3)
William Gimenes

A Yara participa, de 26 a 28 de junho, da 26ª Hortitec, maior feira do setor de hortifruti da América Latina. Durante o evento, que acontece em Holambra (SP), a companhia lançará a solução nutricional YaraBasa Horti. Voltado para as hortaliças, o fertilizante foi desenvolvido especialmente para o solo brasileiro, possui até oito nutrientes no mesmo grânulo e alta concentração de fósforo, importante para a melhor nutrição das culturas.

"A Yara investe continuamente no Brasil e a linha YaraBasa, desenvolvida para o solo tropical, reforça esse compromisso. Com ela buscamos melhorar a qualidade das folhas e frutos, elevar ainda mais a produtividade e rentabilidade dos agricultores, obtendo o máximo potencial de cada lavoura", afirma Bruno Dittrich, especialista agronômico da Yara.

O Brasil produz anualmente cerca de 37 milhões de toneladas de frutas e hortaliças, de acordo com o relatório Cenário Hortifruti Brasil. Eles representam uma grande parte dos alimentos consumidos diariamente no País e são responsáveis por um impacto relevante na economia. E as culturas de hortifruti ainda possuem um alto potencial de crescimento, tendo a tecnologia de ponta como uma forte aliada.

Para contribuir com esse cenário, a Yara também exibe, na feira, soluções personalizadas para cada uma das culturas de HF. A linha YaraVita, fertilizante foliar com a mais alta tecnologia de formulação que fornece nutrientes com a máxima eficiência, torna as folhas mais vistosas e os frutos mais pesados e saborosos. Entre os produtos, o Caltrac melhora a qualidade do fruto com a aplicação de cálcio via foliar, que contribui no aspecto visual e tempo de prateleira. Já o Folicare foi desenvolvido para melhorar o enchimento dos frutos, aumentando seu tamanho e teor de suco.

A linha conta ainda com biofertilizantes, que provocam estímulos fisiológicos, fazendo a planta resistir melhor ao estresse. O agricultor consegue obter a solução adequada para cada perfil e estágio da planta, aumentando assim a produtividade. O Biotrac diminui a porcentagem de queda de flores e frutos, mesmo em condições de fitotoxidez por produtos químicos ou estresse térmico. Por sua vez, o Magtrac estimula o metabolismo e aumenta o fluxo de açúcares para o fruto.

As flores também precisam de uma nutrição equilibrada com macro e micronutrientes e cuidados específicos no manejo para seu pleno desenvolvimento. "A Yara é pioneira em soluções nutricionais para o cultivo de flores. A companhia trouxe a tecnologia da Holanda e ajudou a aplicá-la no Brasil. Também vem desenvolvendo uma série de pesquisas sobre o tema, especialmente em fertirrigação. Com a nutrição correta conseguimos flores mais bonitas, resistentes e saudáveis", declara Gil Simões, especialista agronômico da Yara.

Para esclarecer dúvidas e orientar sobre a melhor solução para cada lavoura, os especialistas agronômicos da Yara estarão presentes durante todo o evento.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024