NOTÍCIAS

Yara lança o Atfarm, nova ferramenta para agricultura de precisão

A nova solução digital para agricultores permite o monitoramento da biomassa e a otimização da aplicação de fertilizantes nitrogenados.

A Yara lança no Brasil a ferramenta de agricultura de precisão Atfarm, que possibilita aos agricultores monitorarem suas culturas e tomarem decisões com base em informações confiáveis e didáticas. Com a solução, é possível programar o uso de fertilizantes de maneira mais assertiva. A partir de agora, qualquer agricultor que possui um computador poderá monitorar seus talhões e adubá-los em taxa variável de maneira mais eficiente. Além disso, através do aplicativo para smartphones ele pode monitorar seus talhões de qualquer lugar e checar os mapas de aplicação de fertilizantes criados. Isso é possível porque a aplicação disponibiliza imagens de satélite atualizadas frequentemente. O resultado é a maior produtividade, e por consequência, lucratividade.

“Big Data, Internet das Coisas e a análise de dados vieram para ficar na realidade agrícola. Cada vez mais a agricultura digital revoluciona o setor, gerando benefícios para os agricultores e para a sociedade em geral. A era da agricultura 4.0 permite vantagens, como criar valor agregado ao produto, reduzir custos operacionais e agilizar a produção”, esclarece Luis Moreira, Líder do Yara Digital Labs Brasil 

Como o Atfarm funciona

O Atfarm combina imagens e dados obtidos através da tecnologia dos satélites com o índice N-Sensor - algoritmo desenvolvido com a expertise da Yara em nutrição de plantas e décadas de testes em campo. A solução encontra diferenças no crescimento das culturas – e, com base nisso, os agricultores podem gerar mapas de aplicação de fertilizantes nitrogenados em taxa variável e monitorar suas culturas a qualquer momento. Com o Atfarm, é possível identificar áreas do seu talhão que estão se comportando de maneira inesperada e programar antecipadamente a próxima inspeção, priorizando as áreas que exigem mais atenção. Os mapas de aplicação para adubação em taxa variável podem ser criados em poucos cliques e exportados para o maquinário e também podem ser visualizados no aplicativo para smartphones de qualquer lugar.

O usuário pode desenhar seus talhões em poucos cliques facilmente, ou fazer o upload das imagens geradas através de arquivos shapefile. O monitoramento das culturas é feito por meio de imagens da sua biomassa, que estão sempre disponíveis e são atualizadas frequentemente (a cada 3 ou 5 dias) e ajudam o produtor a checar o vigor de suas culturas para planejar a adubação com mais precisão. A visualização dos talhões pelo índice N-Sensor do Atfarm permite averiguar diferenças na biomassa com mais segurança e mostra essas variações de maneira detalhada, mesmo em estágios de crescimento avançados. Portanto, o Atfarm auxilia o agricultor a tomar decisões melhores durante a safra e na detecção de anomalias de crescimento com antecedência

“O time do Atfarm está totalmente focado em ajudar os produtores brasileiros a monitorar suas culturas e aumentar sua produtividade”, diz Rodrigo Moraes, Diretor comercial de produtos digitais na Yara. “Nós aprendemos por meio de pesquisas e trabalhos em campo, como desenvolver a melhor solução digital para o agronegócio brasileiro e trabalhamos constantemente para otimizá-la. Estamos ansiosos para ver os benefícios que o Atfarm trará aos agricultores brasileiros”.

Clique no link para fazer o download do Atfarm na App Store ou Google Play.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura