NOTÍCIAS

Yara leva soluções nutricionais e digitais para a 45ª Expocitros

A Yara marca presença, de 3 a 6 de junho, na 45ª Expocitros, maior feira citrícola da América Latina. O evento, realizado pelo Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico (IAC), em Cordeirópolis (SP), reúne citricultores, profissionais e empresas do setor para discutir os avanços para o desenvolvimento e sustentabilidade da citricultura. Com seu conhecimento centenário, a Yara leva ao encontro soluções nutricionais para melhorar a qualidade e produtividade da fruta cítrica e uma ferramenta digital de recomendação nutricional personalizada, buscando auxiliar os agricultores na eficiência das lavouras.

O Brasil é o maior produtor de citros do mundo, responsável por 70% do suco de laranja consumido no planeta. O estado de São Paulo representa 65% do total produzido no País, movimentando mais de US$ 14,5 bilhões por ano. "A citricultura é muito importante para o agronegócio e a economia brasileira. Para garantir o alto padrão de qualidade das frutas é fundamental uma nutrição equilibrada com macro e micronutrientes aplicados na dosagem e época corretas. O Programa Nutricional Supercitros envolve desde a adubação do solo até a aplicação foliar, promovendo alto potencial produtivo, melhorando a sanidade das plantas e aumentando a longevidade do pomar", afirma Bruno Dittrich, especialista agronômico da Yara.

Na ocasião, a companhia lançará três produtos da linha YaraVita, fertilizante foliar com a mais alta tecnologia de formulação que fornece nutrientes com máxima eficiência, melhorando o desempenho das plantas e os níveis de produtividade. O Biotracdiminui a porcentagem de queda de flores e frutos, mesmo em condições de fitotoxidez por produtos químicos ou estresse térmico. O Magtrac estimula o metabolismo e aumenta o fluxo de açúcares para o fruto. Já o Folicare foi desenvolvido para melhorar o enchimento dos frutos, aumentando seu tamanho e teor de suco. Além dos lançamentos, a empresa levará produtos já consolidados que apresentam ótimos resultados na citricultura, como BortracAmazinc e Coptrac, que contam com nutrientes importantes, entre eles manganês, zinco, boro e cobre.

Outro destaque da Yara na feira é a estação do Megalab, solução digital desenvolvida pela companhia para realizar recomendações nutricionais personalizadas a partir de dados de análise de solo e folha. Com a ferramenta, a Yara já mapeou mais de 1,1 milhão de hectares de todas as regiões e culturas agrícolas do Brasil. "O campo está cada dia mais conectado e a Yara investe constantemente em agricultura digital para apoiar o produtor. O Megalab identifica as necessidades da cultura em cada talhão da lavoura, aumentando a produtividade e, consequentemente, a rentabilidade do agricultor", afirma Ivan Bonaretto, especialista em Soluções Digitais da Yara. Os citricultores que levarem a análise de solo ao evento poderão conferir no local a recomendação do Megalab para a sua propriedade.

A Yara também vem realizando diversas pesquisas com foco na citricultura em parceria com Instituto Agronômico de Campinas, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e a Universidade da Flórida. Os resultados revelam que por meio da nutrição correta é possível melhorar a tolerância das plantas às doenças citrícolas, entre elas o greening (HLB). Transmitida pelo inseto psilídeo asiático, a doença foi responsável por reduzir drasticamente a produção dos Estados Unidos e, no Brasil, causa anualmente uma diminuição de 5% da produção. Os estudos mostram que as árvores de citros preferem o nitrogênio em forma de nitrato, podendo apresentar toxicidade a formas amoniacais.

O agricultor que visitar a Expocitros contará com a presença de especialistas agronômicos da Yara para esclarecer dúvidas e orientar sobre a melhor solução para sua lavoura.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura