Yara lista cinco principais dicas de fertirrigação para um bom desempenho da lavoura

Especialista agronômico fala sobre a técnica da fertirrigação, que combina aplicação de fertilizantes e água, proporcionando uma forma de adubação equilibrada

03.03.2021 | 20:59 (UTC -3)
William Gimenes

A Yara está atenta ao crescimento da agricultura de forma sustentável e, por isso, junto de seu time de especialistas, compartilha cinco dicas para os agricultores que utilizam a fertirrigação em culturas como café, citros, tomate, manga, entre outras. A técnica, que pode ser empregada em diferentes sistemas de irrigação, como pivôs central e lateral, gotejamento, aspersão e microaspersão, consiste na aplicação combinada de fertilizantes junto à água de irrigação, fornecendo a quantidade correta de nutrientes para as plantas em cada fase da cultura.

Com um manejo adequado, a fertirrigação é bastante positiva na questão de sustentabilidade, uma vez que economiza quantidade considerável de recursos naturais. "Entre os pontos positivos estão: a maior eficiência no uso de água e nutrientes pelas culturas; a redução do risco climático, devido à menor dependência de chuvas; o fornecimento de nutrição equilibrada e nas quantidades corretas para as plantas e maior conservação do solo ao reduzir o tráfego de pessoas e maquinário na área", explica o especialista agronômico da Yara Brasil, Lucas Muraoka.

Além destas características, o especialista elenca cinco principais dicas para o máximo proveito do sistema de fertirrigação. Veja a seguir:

Uso de fertilizantes adequados

Grande parte dos produtos utilizados em fertirrigação não foram desenvolvidos especificamente para uso dessa técnica, e mesmo assim alguns produtores utilizam esses produtos para tentar driblar os custos de produção. Contudo, a utilização de produtos inadequados pode causar problemas como entupimento de bicos e mangueiras, além de avarias mais sérias no sistema de irrigação. Para que a fertirrigação seja eficiente é necessário atentar para a pureza e solubilidade dos produtos utilizados, calibração das bombas injetoras, e o correto dimensionamento do sistema.

Doses adequadas

Um dos grandes benefícios da fertirrigação é a não necessidade de aplicação de grandes doses de fertilizantes de uma só vez. Com um planejamento adequado é possível parcelar a adubação de modo a fornecer doses adequadas para cada fase fenológica da cultura. Desse modo, evita-se picos de acidez ou salinidade na rizosfera, além de formar um melhor ambiente para o desenvolvimento dos microrganismos benéficos ao solo. Via de regra, o sistema de cultivo fertirrigado tende a resultar em uma maior produtividade em comparação à adubação convencional.

Momento certo

cada cultura e região tem suas particularidades que vão determinar a melhor época do uso da técnica. O ponto chave da fertirrigação é atender da melhor maneira possível as demandas hídrica e nutricional das culturas em suas diferentes fases de desenvolvimento.

Planejamento do Investimento

O custo do investimento inicial do sistema de irrigação pode ser elevado, mas vale lembrar que com a utilização adequada este custo se paga e com bons retornos, devido à maior eficiência na utilização de água e fertilizantes e principalmente maior produtividade. Além disso, com a dificuldade de encontrar mão de obra no campo, o sistema de fertirrigação pode atender esta grande demanda dos produtores rurais. Isso porque ele reduz a necessidade de mão de obra e tempo utilizado para adubação, reduzindo os custos operacionais.

Nutrição equilibrada

No aspecto agronômico, os benefícios são muitos, com foco principal no equilíbrio nutricional e fornecimento de nutrientes de acordo com as demandas da planta, impactando positivamente na produtividade. Além disso, a fertirrigação possibilita ao agricultor corrigir a oferta de nutrientes para as plantas ao longo do período de cultivo, uma vez que com este manejo é possível realizar um número maior de aplicações ao longo da safra. Outro importante ponto relacionado à sustentabilidade é que sistemas de cultivo fertirrigado tendem a resultar em maiores produtividades. "Com maior produtividade das culturas é necessária uma área menor para se produzir a mesma quantidade de alimentos comparado com sistemas de cultivo de menor tecnologia. Dessa forma, a fertirrigação contribui para menor necessidade de terras destinadas para agricultura", detalha o especialista.

Contribuindo para o crescimento da agricultura, de forma sustentável, um sistema de fertirrigação manejado corretamente é capaz de atender grandes demandas dos produtores rurais. "No aspecto agronômico, os benefícios são muitos e o foco principal será sempre o equilíbrio nutricional e fornecimento de nutrientes de acordo com as demandas da cultura. O resultado de um sistema produtivo fertirrigado bem manejado tende a ser sempre positivo, tanto na questão de produtividade quanto na sustentabilidade", finaliza Lucas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024