Yara participa do Congresso Brasileiro do Algodão com soluções nutricionais para a cultura

Evento, que ocorre em Goiânia (GO), discutirá tendências de mercado e nutrição para a cotonicultura brasileira

26.08.2019 | 20:59 (UTC -3)
William Gimenes

A Yara participará pela primeira vez com estande no Congresso Brasileiro do Algodão, que ocorre de 27 a 29 de agosto em Goiânia (GO), principal evento do setor no País. Na ocasião, a companhia apresentará aos produtores suas soluções nutricionais inovadoras voltadas ao desenvolvimento e aumento da produtividade e rentabilidade da cotonicultura no País.

"A cultura do algodão se transformou nos últimos anos, com uma evolução muito grande em mecanização e tecnologia. A Yara acompanhou esta evolução, desenvolvendo soluções que ajudam o produtor a alcançar a rentabilidade tão desejada na cotonicultura. O Programa Nutricional para o algodoeiro contempla todos os nutrientes necessários para que o produtor consiga seus objetivos na lavoura", disse Leonardo Soares, especialista agronômico da Yara.

O Programa Nutricional da Yara para algodão consiste na combinação de cinco linhas de fertilizantes, com destaque para o YaraVita Folicare, produto específico para aplicação foliar, voltado ao enchimento de maçãs e que traz maior eficiência de uso do nitrogênio (mesmo benefício encontrado no YaraBela, outro fertilizante presente no Programa Nutricional), com a possibilidade de também fornecer potássio parcelado ao longo do ciclo, na mesma aplicação. Outro produto que compõe o programa é o YaraBasa, lançamento da companhia nesta safra, que conta com oito nutrientes no grânulo para semeadura, proporcionando melhor uniformidade de distribuição com eficiência operacional, e maior rendimento operacional. Por fim, o YaraMila, fertilizante que possui nitrogênio nítrico e amoniacal, fósforo e potássio no mesmo grânulo, fecha o Programa Nutricional desenvolvido pela Yara para a cotonicultura.

A nutrição do algodoeiro depende de um suprimento adequado de água para a absorção, a translocação e as funções metabólicas do crescimento. Portanto, o estresse hídrico e a irrigação afetam bastante a eficiência nutricional e o resultado do crescimento, assim como a produtividade. O algodão mostra um elevado grau de tolerância em comparação com outras culturas, por causa de vários mecanismos, entre os quais o crescimento das raízes, a regulação osmótica e a perda seletiva do fruto. "Dessa forma, a escolha e combinação dos nutrientes adequados é fundamental para o bom desempenho do algodão em solo brasileiro. E a Yara está pronta para recomendar a melhor solução nutricional para cada perfil de cotonicultor brasileiro", finaliza Soares.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024