Yara participa do Encontro dos Encontros com soluções para nutrição de pastagens

Evento organizado pela Scot Consultoria acontece em Ribeirão Preto

02.10.2017 | 20:59 (UTC -3)
Ana Paula Pereira

A Yara participa de 2 a 6 de outubro do Encontro dos Encontros realizado pela Scot Consultoria, em Ribeirão Preto (SP), que irá debater soluções para a pecuária e adubação de pastagens em três eventos: Encontro de Criadores, Encontro de Adubação de Pastagens e Encontro da Pecuária Leiteira.

No Encontro de Adubação, o consultor Max Padin, do Mato Grosso falará sobre diferentes fontes de nitrogênio para pastagens, mostrando resultados com uso de ureia, sulfato e nitrato de amônio e porque tem recomendado o YaraBela. "Observamos que com o mesmo orçamento, obtivemos resultado igual ou melhor com o uso do YaraBela, com a grande vantagem de uma menor acidificação do solo, por exemplo", explica Padin.

Já no Encontro da Pecuária Leiteira, Deomir Martini, técnico da cooperativa gaúcha Cotrisal irá apresentar os resultados obtidos com os produtos da linha Nutripasto. "Comecei a trabalhar com o Nutripasto há 3 anos, quando o manejo e as espécies de pastagens já estavam sob controle, mas a adubação era um dos nossos gargalos. Com os produtos YaraMila e YaraBela conseguimos dar um salto grande em termos de qualidade e quantidade de alimento produzido na mesma área, além de diminuir as operações em cima das mesmas. Hoje conseguimos otimizar os investimentos em fertilizantes das propriedades, aumentando a oferta de alimento para os animais ", afirma o especialista.

Momentos como o Encontro de Adubação e Encontro de Pecuária Leiteira são relevantes para compartilhar conhecimento entre diferentes setores da cadeia produtiva. No caso das pastagens, é de fundamental importância a correção do solo, a escolha e aplicação corretas dos fertilizantes. "Uma pastagem bem adubada resulta em mais alimento disponível para os animais, com resultados diretos na engorda ou produção de leite, garantindo maior produtividade", afirma a especialista agronômica da Yara, Cintia Neves.

O Nutripasto é um programa composto por duas linhas de produtos, o YaraMila e o YaraBela, que juntos combinam nitrogênio, fósforo e potássio (NPK) em um mesmo grânulo e fertilizantes nitrogenados na forma nítrica e amoniacal, oferecendo ao produtor rural uma solução completa para nutrição das pastagens.

Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável

Alinhada aos desafios globais de sustentabilidade, a Yara faz parte do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), que reúne diferentes representantes da cadeia econômica da pecuária com o objetivo de debater e formular princípios padrões e práticas comuns para o setor na construção de práticas ambientalmente sustentáveis.

A nutrição adequada do pasto é fundamental para a melhor nutrição do gado, diminuindo a necessidade de abertura de novas áreas, contribuindo, portanto, diretamente com o equilíbrio da fauna e flora. A partir do exemplo brasileiro, grupos de trabalho semelhantes estão sendo criados em outros países, como Estado Unidos, Colômbia, Uruguai, México, Austrália, Argentina e Paraguai.

Serviço

O que: Encontro dos Encontros

Quando: 2 a 6 de outubro

Local: Centro de Eventos Ribeirão Shopping – Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540, Ribeirão Preto/SP

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024