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YPF Brasil expande operação no Agronegócio

A linha C Adjuvante de óleos minerais agrícolas, da YPF, está disponível com dois tipos de formulações, ambas para aplicação em conjunto com defensivos agrícolas.

Ser reconhecida no mercado de Insumos Agro, cujo faturamento em 2018 superou os USD 20 Bilhão é a meta da YPF Brasil, nos próximos cinco anos. Para atingir este objetivo, a empresa diversifica sua linha de produtos, incluindo óleos minerais adjuvantes no seu portfólio.

A linha C Adjuvante de óleos minerais agrícolas, da YPF, está disponível com dois tipos de formulações, ambas para aplicação em conjunto com defensivos agrícolas e que podem ser utilizados com a maioria dos sistemas de controle químico do mercado. Os produtos têm o respaldo técnico da planta da matriz YPF, na Argentina, onde a marca é uma atuante na produção de óleos adjuvantes e está entre as maiores da América do Sul.

Estamos trazendo ao mercado um veículo limpo, com alto rendimento, sem efeitos colaterais e preços justos”, afirma o gerente do Projeto Agro da YPF Brasil, Fabio Lopes. “A falta de uma regulamentação clara no Brasil, abre brechas que podem resultar em riscos para a saúde do agricultor que lida com o adjuvante e do consumidor final, que corre o risco de adquirir um alimento contaminado por elementos tóxicos como o nonilfenol e outras substâncias nocivas ao organismo”.

O executivo explica que adjuvantes fabricados a partir de derivados de petróleo contêm elementos cancerígenos como o hidrocarboneto poli aromático. Além disso, matérias primas inferiores e processos rasos de refino muitas vezes causam transtornos como a queima de folhas, equipamentos entupidos e, na pior das hipóteses, a contaminação do meio ambiente.

Nesse cenário, a YPF oferece uma linha de produtos feitos à base de óleos minerais confiáveis e com alto grau de refino, o que possibilita melhor absorção pela folha, sem prejuízo da saúde do agricultor e do consumidor.

Lopes revela, também, que a estratégia inicial da YPF é oferecer ao middle market um adjuvante com bom custo x benefício, “Vamos preencher uma lacuna de mercado carente de um produto superior a custo competitivo, sobretudo fazendas e cooperativas”. Para atingir esse público, a empresa está promovendo oficinas e workshops explicativos, especialmente para produtores de laranja e soja no interior de São Paulo.

Planos de crescimento e novos produtos YPF

De olho no potencial do agronegócio brasileiro que atualmente conta com cerca de 75 milhões de hectares agricultáveis, mais de 150 milhões de hectares de pastagem e que gerou PIB próximo de R$ 1,4 Trilhão em 2018, a YPF Brasil prevê alcançar, nos próximos cinco anos, participação relevante no setor, não só com adjuvantes, mas incrementando a prateleira de produtos para agricultura com outros insumos.

A logística é outra opção da YPF Brasil. A localização estratégica da sua planta, em Diadema, com facilidade de acesso ao porto de Santos-SP, otimiza a distribuição, atualmente mais concentrada no interior de São Paulo e nas lavouras de laranja, banana e soja. Já está em curso, também, a reestruturação e ampliação de canais de distribuição, incluindo pontos de venda. A perspectiva é atender a todos os tipos de lavouras no território nacional.

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