Zoneamento pedoclimático da Paraíba é apresentado durante exposição em Campina Grande

O projeto tem como objetivo realizar o zoneamento do potencial pedoclimático para milho, sorgo, cana-de-açúcar e abacaxi na área de influência do canal

25.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Carlos Dias

No dia 21 de maio, durante a abertura da 50º Exposição de Produtos Agrícolas e Industriais (Expapi), foi assinado contrato com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), que apoiará o projeto “Zoneamento do potencial pedoclimático para culturas agrícolas na área de influência do canal das Vertentes Litorâneas da Paraíba (ZON-PB)”, que será coordenado pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), por meio da Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento (UEP) de Recife.

O projeto tem como objetivo realizar o zoneamento do potencial pedoclimático para milho, sorgo, cana-de-açúcar e abacaxi na área de influência do canal, na escala de 1:50.000, com vistas ao uso racional dos recursos naturais e ao desenvolvimento agropecuário da região com critérios de sustentabilidade.

O evento foi aberto pela Vice-Governadora Ana Lígia Costa Feliciano. Em seu discurso, o Secretário do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca da Paraíba, Rômulo Araújo Montenegro, reforçou a importância da parceria com a Embrapa, tendo em vista toda a expertise que a empresa reúne para a execução do ZON-PB, sobretudo no uso racional dos recursos naturais e na geração de informações para implantação de políticas públicas.

A Embrapa Solos foi representada pelo Coordenador Técnico da UEP Recife, André Júlio do Amaral, que ressaltou a relevância da ocasião que marca o início da execução das atividades do ZON-PB. "O projeto trará uma enorme contribuição para o estado da Paraíba, com novas informações sobre solo e clima, disponibilizadas em um visualizador interativo", completou André.

Além da Embrapa, Sedap e PaqTcPB, participam do projeto a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) e Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

A 50a Expapi acontece no Parque de Exposições Carlos Pessoa Filho, em Campina Grande, e é organizada pelo Governo do Estado da Paraíba e Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024